terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

1ª Tarefa - Questão Problema

Antes de se iniciar qualquer trabalho temos que ter uma base definida, um rumo a seguir, um objectivo a alcançar, uma margem para não nos desviarmos da verdadeira essência do tema.

Pois então hoje como primeira actividade oficial de grupo decidimos elaborar uma questão problema e dela retirar vários pontos que iremos abordar e explorar nos post's que se irão seguir. No fim de todo esse trabalho poder-se-á resumir tudo e responder então a questão problema que é a seguinte:

' Como ocupar Zonas de Vertente preservando a vida Humana e mantendo o equilíbrio com o ambiente em redor?’


Desta pergunta surgem então os seguintes sub tópicos que iremos explorar num futuro próximo:
- Razões para a ocorrência de movimentos em massa ( ex.: avalanches, derrocadas, etc.) e como minimizar o perigo que eles representam e/ou os danos causados por esses mesmos movimentos.
- Efeitos do transporte e deposição de sedimentos e o risco geológico que representam.
- Zonas de risco: Ordenamento de território - Construir ou não Construir?


Resume-se assim a nossa actividade de hoje como grupo.
Houve igualmente a divisão de tarefas no que toca a pesquisa e tratamento de informação ( que será levada a cabo por todo o grupo mas preferencialmente pelo elemento Edgar Almeida), actualização e tratamento gráfico do blog ( ao encargo do elemento Duarte Figueiredo ), preparação dos planos para a construção de uma maquete representativa dos vários tipos de zonas de vertente (tarefa do elemento Carlos Coelho) e por fim a elaboração do post's e a sua mesma publicação prevista para três vezes por semana ( da parte do elemento Ana Rodrigues.)

Estando agora os pilares prontos, comecemos a construção deste nosso pequeno espaço que esperamos que corresponda tanto às nossas ambições e expectativas como os que cá têm a delicadeza de o vir visitar.

Até à próxima!

3 comentários:

Arminda Sousa disse...

Muito bem, mesmo não estando na sala de aula estou a partilhar convosco os vossos progressos nesta difícil tarefa que é APRENDER.
A.S.

Unknown disse...

Com uma plano de trabalho tão claro e bem definido, sustentado por uma malha de pilares colaborativos estabelecidos entre todos os elementos do grupo, acredito que dele possa resultar uma sólida construção que até pode ser edificada numa Zona de Vertente!
Mas...estão-se a esquecer de nós...
Que podemos nós fazer para vos ajudar na tarefa de edificação de um outro pensar, de um outro agir?
Que podem vocês fazer para nos ajudar a mudar as nossas atitudes de modo a que nos tornemos mais activos e participativos na resolução dos problemas associados à ocupação antrópica das Zonas de Vertente?
Aguardo as vossas respostas a estas questões!
A vossa professora
Margarida Morgado

marciorrsantos@gmail.com disse...

Bem, não poderia estar mais de acordo com a professor Margarida. Com um mapeamento de tarefas tão bem elaborado, torna-se desde logo meio caminho andado para o excelente funcionamento do grupo no que às aprendizagens diz respeito.
Os meus Parabéns por isso.
Entretanto vou ficar à distância de um click a acompanhar a par e passo tudo o que queiram partilhar connosco (quanto mais melhor).
Até já