quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

2ª Tarefa – Procurar informação e expô-la

Relembrando o trabalho na nossa primeira tarefa, elaboramos uma questão problema e levantamos algumas perguntas para servirem de ponto de partida ao nosso trabalho.
Após uma breve uma breve pesquisa e tratamento de informação vamos começar por roçar na questão dos movimentos de massa.

Antes de mais, o que são movimentos de massa?

Designam-se por movimentos de massa (frequentemente designados, com pouca precisão, por "movimentos de terras" ou "landslides") quaisquer movimentações de rochas ou de rególito numa superfície inclinada, induzido principalmente pela gravidade.

Os movimentos de massa são eventos erosivos/deposicionais muito importantes. Como tal, são altamente modeladores da superfície terrestre, isto é, da paisagem.
Os processos de movimentação de massa estão continuamente a actuar em todas as vertentes. Porém, alguns dessas movimentações ocorrem muito lentamente (sendo quase imperceptíveis pelo Homem), enquanto outros se desenvolvem de forma súbita, podendo atingir velocidades da ordem de uma centena de km/h.

Por vezes as consequências para o Homem são desastrosas, provocando ocasionalmente catástrofes.

Devido ao crescimento demográfico, existe cada vez mais área ocupada à superfície da Terra e, como tal, os riscos associados aos movimentos de massa têm vindo a aumentar ao longo do tempo.

- Só nos Estados Unidos da América, num ano normal, os movimentos de massa causam, em média, entre 25 e 50 mortes e prejuízos superiores a 1,5 biliões de dólares.

- Nos países menos desenvolvidos as perdas são proporcionalmente muito maiores devido ás densidades demográficas elevadas, à falta de tratamento das áreas no ordenamento do território, à ausência de informações sobre este tipo de processos e à carência de meios para acudir a situações de emergência.

O conhecimento das relações entre a geologia e os processos de movimentos de massa pode conduzir a um melhor ordenamento do território e à redução da vulnerabilidade, da perigosidade e dos riscos associados



Esta informação foi retirada e tratada do link:
http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GA4_MovMassa/GA41_Introd/Introd.html



acrescentamos também um video impressionante que mostra a gravidade e monstruosidade que um movimento de massa pode ser:





Por agora apenas roçamos no tema, num próximo post pretendemos abordar exemplos mais concretos e focar algumas situações de maior relevo. Simultâneamente estaremos também a desenvolver uma maquete que incluia varios situaçoes de movimentos de massa.

Até à próxima!

( p.s.: Agradecemos todos os comentários de incentivo deixados até agora pelos professores e queremos deixar presente a nossa gratidão perante tais demonstrações de preocupação e atenção ao nosso trabalho. Apesar de os seus nomes, dos professores, não terem sido referidos, sem eles nada deste projecto seria possível. Obrigado mais uma vez por nos terem confiado os pilares deste projecto e continuarem a acompanhar-nos continuamente e ajudarem a definir o nosso caminho! O grupo B5 fica extremamente grato e lisonjeado para com VOCES.)

4 comentários:

marciorrsantos@gmail.com disse...

Tenho que confessar que o vídeo me deixou com "pele de galinha". Não tinha a mínima noção que este cenário pudesse atingir estas proporções.
Para além disso a vossa explicação conseguiu ser bastante elucidativa.

Antes de me despedir, aproveito apenas a felicitar-vos por um pormenor: terem deixado a fonte da informação que utilizaram. O espírito da blogosfera que aqui se cruza com um espírito mais científica assenta precisamente nesse grande pilar. Partilhar, mas sem "roubar".

Entretanto vou continuar por aqui há distância de um click.

Unknown disse...

Ao retomarmos a abordagem dos conteúdos programáticos de Geologia parece bastante oportuno estudarmos as relações que se podem estabelecer entre a Geologia (tipo de rochas, características morfológicas dos terrenos, entre outros) e a ocupação humana... Decorrente do estudo destas relações podemos compreender a forma como é importante valorizarmos o conhecimento geológico para podermos estabelecer uma relação mais sustentável com a natureza...
Que excelente forma de começarmos nós encontrámos este ano lectivo...
Vocês são os "actores principais" no palco da partilha de situações tão pertinentes e frequentes que mostram a forma menos correcta que tem sido efectuada pelo Homem nos últimos anos...
De uma forma tão séria, clara e pertinente vocês estão a dar um grande contributo para a nossa sensibilização...
...Acredito em vocês, acredito no vosso valor...por isso vos quero pedir mais...não se fiquem apenas pela nossa sensibilização... Ajudem-nos a mudar as nossas atitudes, ajudem-nos a (trans)formar em pessoas que não se ficam pelo pensar mas que passam às acções, tão necessárias na sociedade actual...
Aguardamos as vossas sugestões...
A vossa professora
Margarida Morgado

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Arminda Sousa disse...

Em primeiro lugar e pela parte que me cabe sou eu que vos agradeço por terem aceite o desafio que vos foi proposto.
Continuem a abraçar a vossa temática com o empenho que têm revelado. Todos os professores envolvidos neste projecto estão confiantes de que as vossas aprendizagens darão frutos no futuro.
A.S.